A FORMAÇÃO DOCENTE PODE REDUZIR A EVASÃO DISCENTE? UMA ANÁLISE DO IMPACTO

Autores/as

  • Adriana SALVANINI Centro Paula Souza CEETEPS
  • Alessandra Fagundes SILVA CEETEPS – Centro Paula Souza, São Paulo
  • Felipe Rodrigues de Jesus EMERICK CEETEPS – Centro Paula Souza, São Paulo
  • Rodrigo Avella RAMIREZ CEETEPS – Centro Paula Souza, São Paulo

Palabras clave:

Capacitação docente, Retenção de alunos, Raciocínio pedagógico, Ensino de línguas

Resumen

Este estudo investiga o impacto da capacitação docente contínua na retenção de alunos em um instituto de idiomas privado em São Paulo, Brasil. Baseado no modelo de raciocínio pedagógico de Shulman (2014), a pesquisa analisa um programa de desenvolvimento profissional voltado para aprimorar as práticas de ensino em cursos de nível intermediário de inglês. Dados qualitativos, coletados por meio de feedback dos professores e observações de aulas, revelaram avanços significativos em estratégias pedagógicas reflexivas e na coesão do trabalho docente. Contudo, métricas quantitativas não indicaram correlação direta entre a capacitação e a redução nas taxas de evasão, destacando a natureza multifatorial desse desafio. Os resultados reforçam a necessidade de ações institucionais integradas para enfrentar o problema da evasão. O estudo contribui para discussões sobre qualidade no ensino de idiomas em contextos onde políticas públicas falham em garantir acesso equitativo a aprendizagens eficazes, enfatizando o papel da formação docente na promoção da excelência educacional e da permanência estudantil.

Citas

BOGDAN, R., & BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei Nº. 9.324, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de Junho de 2024.

CASTELO BRANCO, V. R. A pedagogia empresarial, a educação corporativa e a gestão de pessoas. Revista Educação - UNG-Ser, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 17–30, 2019. DOI: 10.33947/1980-6469-v14n1-2846. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2846. Acesso em: 20 out. 2024.

CRECCI, V. M. Desenvolvimento profissional de educadores matemáticos participantes de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade' Tese de doutorado em educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, 2016.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista, v. 34, 2018.

CRYSTAL, D. English as a global language. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2003.

EF EPI - Índice de Proficiência em Inglês da EF. Um ranking de 100 países e regiões por domínio da língua inglesa, 2023. Disponível em: https://www.ef.com.br/epi/. Acesso em: 06 de Junho de 2024.

ESTEVE, J. M. La profesión docente ante los desafios de la sociedad del conocimiento. In: VÉLAZ, Consuelo de Medrano; VAILLANT, Denise (org.). Aprendizaje y Desarrollo profesional docente. Madrid, Fundación Santillana. 2021.

FINARDI, K. R., PORCINO, M. C. O papel do inglês na formação e na internacionalização da educação no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 14, n. 1. 2015

FINARDI, K., PREBIANCA, G. Políticas linguísticas, internacionalização, novas tecnologias e formação docente: um estudo de caso sobre o curso de Letras Inglês em uma Universidade Federal. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – Ufal. N. 53. Jan/Jun. 2014.

LUCAS, R. C. et al. Determinantes da melhoria contínua nas instituições de ensino superior: uma análise multidimensional. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 203-225, 2024.

MACHADO, L. C. Formação de formadores: paradigmas formativos e saberes profissionais. Educação em Análise, v. 6, n. 2, p. 221-239, 2021.

MARCON, Daniel; GRAÇA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica. Educação em Revista, v. 27, p. 261-294, 2011.

MARTINS, Denise Maria; SANTOS, Claudia Alexandre dos. Produção científica sobre a permanência estudantil na educação profissional e tecnológica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e25437, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.25437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25437. Acesso em: 5 abr. 2025.

MEISTER, J. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.

RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Y. (org.); RAJAGOPALAN, K. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SAMPIERI, R. H., COLLADO, F. C., LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. McGraw Hill. 2013.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 4, n. 2, 2014.

TINTO, V. Student Retention and Graduation: Facing the Truth, Living with the Consequences. Occasional Paper 1. Pell Institute for the Study of Opportunity in Higher Education, 2004.

TURBIN, A. E. F. Das lamentações às realizações possíveis: um estudo de caso com professores de inglês da rede pública de São Paulo. Tese de Doutorado apresentada à USP: São Paulo, 2010. Disponível em www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-153309/pt-br.php. Acesso em 06 de junho de 2024.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

SALVANINI, A., SILVA, A. F. ., EMERICK, F. R. de J. ., & RAMIREZ, R. A. (2025). A FORMAÇÃO DOCENTE PODE REDUZIR A EVASÃO DISCENTE? UMA ANÁLISE DO IMPACTO. evista BTecLE, 9(1), 008–021. ecuperado a partir de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1244

Número

Sección

ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION

Artículos más leídos del mismo autor/a